Entre os principais objetivos de todas as empresas encontramos a fidelização dos seus clientes, conseguir obtê-la pode ser complicado, sobretudo porque a retenção de clientes não se cria com a compra do produto ou serviço, mas é um processo que se desenvolve ao longo do tempo passando através de todos os pontos de contato entre cliente e empresa.
Certamente um elemento importante é o valor dado pelo produto e a correspondência com as expectativas de quem compra, mas posteriormente o principal ponto de contato é o Contact Center, que pode fazer a diferença, graças sobretudo à possibilidade de oferecer ao cliente aquele toque humano que outros canais não podem dar.
Para reduzir a taxa de abandono e manter a retenção de clientes alta, é necessário focar na experiência do cliente proporcionada pelos operadores. Um estudo da Frost & Sullivan sobre o WEM mostrou que 89% das empresas que focam no treinamento de seus operadores de Call Center, melhoram significativamente a qualidade da experiência do cliente e a fidelidade à marca que oferecem.
Você pode estar se perguntando: como identificar os prospects que devo encaminhar para meus operadores?
Se fechar uma venda é uma arte, manter um relacionamento estável e lucrativo com um cliente exigirá mais esforço. Em ambos os casos, uma estratégia eficaz começa com a seleção criteriosa do alvo, que até agora era definido com parâmetros simples como idade, sexo e residência, graças à Inteligência Artificial é possível analisar os dados disponíveis de cada cliente para calcular a propensão a comprar ou a probabilidade de abandono.
Conhecendo a propensão de um cliente a “nos abandonar”, é possível direcionar de forma eficaz as estratégias de retenção de clientes, minimizando a taxa de abandono da empresa e evitando a perda de faturamento.