A Internet e a evolução tecnológica disponibilizaram uma série de ferramentas eficazes para agrupar uma grande quantidade de dados. Se aplicada aos negócios, esta oportunidade torna-se absolutamente útil e lucrativa.
De acordo com estimativas recentes, aproximadamente 2,5 quintilhões de bytes de dados são gerados todos os dias. Este crescente volume de informação é definido pelo termo genérico “big data”, que significa um volume tão grande que ultrapassa a possibilidade de análise tradicional.
Além da crescente quantidade de dados, as informações também estão se tornando mais complexas. A maioria dos novos dados coletados é gerada pelo usuário, o que significa que vem diretamente do seu público por meio de avaliações, depoimentos, ligações de suporte e assim por diante. Além disso, a coleta dessas informações pode ser gerenciada pela própria empresa ou, em muitos casos, por sites de terceiros, como redes sociais. Assim, a estrutura e a qualidade dos dados variam de uma fonte para outra, acrescentando mais uma camada de dificuldade para a empresa.
Portanto, é necessário estabelecer processos capazes de analisar a imensa quantidade de dados gerados com rapidez e com ótimos resultados, para que, com base neles, sejam desenvolvidas estratégias que possam ser usadas para obter vantagens competitivas.
As vantagens da análise de dados para definir estratégias
Criação de metas de negócios mensuráveis
Ao contrário da missão ou visão, os objetivos da empresa devem ser SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-based), ou seja, específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e definidos ao longo do tempo. Sem uma análise estruturada dos dados, é difícil estabelecer objetivos que reflitam estas características, correndo o risco de invalidar o caminho para alcançá-los.
Melhora processos
A tomada de decisões baseada em dados pode melhorar outras atividades críticas para o sucesso dos negócios. A análise revelará tendências no desempenho e na produtividade de diferentes departamentos que, de outra forma, não seriam percebidas pela simples observação.
Promove agilidade nos negócios
O panorama dos dados digitais está em constante evolução graças aos desenvolvimentos tecnológicos, como a inteligência artificial e a aprendizagem automática. Sem uma abordagem clara ao gerenciamento de dados, sua empresa pode ficar para trás.
Comunica decisões de forma mais eficaz
A tomada de decisões baseada em dados faz com que gestores sejam mais eficazes porque lhes fornece evidências concretas para fundamentar as suas estratégias. Quando as decisões são tomadas apenas com base na observação, pode ser difícil transmitir o raciocínio às partes interessadas. Quando você baseia metas com gráficos, painéis e visualizações de dados que explicam as métricas de desempenho, é mais fácil para as pessoas entenderem a base das estratégias e, mais importante, o caminho para atingir a meta final.
Promove uma cultura baseada em dados
Estruturar a empresa para orientação à dados, favorece a criação de uma cultura em que os colaboradores dão prioridade aos dados
A oportunidade de implementar análises avançadas para superar a concorrência é real, e a vantagem competitiva que pode ser obtida com a análise avançada de dados não está mais limitada a algumas empresas de tecnologia ou indústrias com uso intensivo de dados.
A oportunidade está aqui hoje, em todos os setores, e as empresas que estão empenhadas em aproveitar ao máximo os seus dados e investir nas suas capacidades analíticas já estão colhendoos frutos da sua escolha.
Esperar para ver é um luxo que nenhuma empresa competitiva pode pagar.
E você já implementou uma estratégia baseada em dados na sua empresa?
Solicite uma demonstração gratuita com um de nossos consultores no site www.bigprofiles.com e vocês terão a oportunidade de ver juntos como podem aplicar estratégias orientadas a dados em sua empresa, melhorando seu negócio.