A atual instabilidade econômico comercial desempenha um papel cada vez mais importante no mundo da cobrança de dívidas, com particular referência às empresas do setor bancário e de seguros.
Ambos os setores durante a crise pandêmica proporcionaram a liquidez necessária às empresas para que se relançassem, mas agora, com os desafios decorrentes da situação geopolítica e econômica cada vez mais incerta, elas têm que estar preparadas para enfrentar as dificuldades crescentes que já estão surgindo, devido as dificuldades de indivíduos e empresas a pagarem suas dívidas.
O primeiro objetivo de qualquer empresa que lida com Recuperação de crédito é poder resolver posições em nível extrajudicial, ou seja, através de um simples contato por telefone, SMS ou e-mails, a fim de evitar os atrasos causados pela recuperação judicial.
Todavia, tanto os bancos como as seguradoras, ainda precisam realizar uma análise de risco financeiro cada vez mais precisa e válida, integrada nas informações da empresa e implementada dentro dos sistemas de gestão, a fim de perceber antecipadamente os riscos potenciais de um cliente, de modo a colocar em prática as contramedidas apropriadas para não perder tempo e recursos em posições complexas que poderiam se transformar em processos judiciais com um fim incerto.
Já discutimos aqui como é importante para uma empresa ser proativa no contexto em que se encontra; isto se aplica ainda mais dentro de uma indústria tão complicada quanto a cobrança de dívidas. Portanto, é necessário que as empresas bancárias e seguradoras se equipem com as tecnologias certas, ou seja, aquelas capazes de realizar estudos sobre quantidades muito grandes de dados em pouco tempo, para que possam delinear a qualquer momento a melhor estratégia para ter sucesso na recuperação de crédito no menor tempo possível e com o maior valor esperado.
Estamos falando neste caso de Inteligência Artificial, cujos algoritmos de machine learning permitem um estudo contínuo não só da natureza das dívidas, mas também dos devedores, para conhece-los em 360 graus e poder propor sempre o método de abordagem correto para conseguir alcançar os objetivos de recuperação.
Como aplicar a IA à cobrança de dívidas de bancos e seguradoras?
Graças a BigProfiles, a primeira plataforma de IA projetada para empresas de cobrança de dívidas, é possível aproveitar o poder dos algoritmos de machine learning para criar previsões sobre a propensão dos clientes a quitar suas dívidas e o valor do montante recuperável. Tudo isso, sem exigir nenhum conhecimento em termos de coding.
Para saber mais, agende uma vídeo demo com um dos nossos consultores!