BigProfiles

Serviços financeiros e Inteligência Artificial, como otimizar a recuperação de Non Performing Loans

Serviços financeiros e Inteligência Artificial, como otimizar a recuperação de Non Performing Loans

Inteligencia Artificial, Servicos financeiros, NPL

Por NPL (Non Performing Loans) entendemos os chamados empréstimos improdutivos, ou seja, empréstimos concedidos pelos bancos a particulares ou empresas que já não conseguem pagar o capital e os juros devidos.

Com a crise económico-financeira pós-pandemia e a eclosão de novos conflitos no Médio Oriente, a situação económica europeia encontra-se numa fase de grande incerteza, cujas dificuldades estão também a reverberar nos balanços dos bancos, verdadeiros pilares da sociedade capitalista em que vivemos. O aumento dos preços dos bens primários está, de facto, a criar dificuldades crescentes às famílias e às empresas no pagamento das suas dívidas, provocando uma maior fragilidade das próprias instituições de crédito, incapazes na maioria dos casos de recuperar os seus créditos.

Para poderem responder eficazmente a esta difícil situação, os bancos necessitam de reorganizar completamente a sua gestão de crédito, optando por uma abordagem cada vez mais integrada que otimize os serviços de cobrança através da digitalização e personalização dos processos ao caso individual, de modo a poder aumentar o possibilidades de recuperar o crédito acumulado ao particular ou empresa e, ao mesmo tempo, prestar o melhor serviço possível.

Tudo isto é possível exclusivamente através da adoção de novas classes tecnológicas como a Inteligência Artificial, as únicas capazes de proporcionar às empresas do setor energético a possibilidade de:

  • Identifique o percentual de “espontâneos” entre seus devedores. Desta forma estes perfis podem ser eliminados do processamento, poupando tempo e recursos.
  • Preveja quais dos NPL detidos têm maior probabilidade de necessitar de ser recuperados extrajudicialmente.
  • Preveja o valor do portfólio. Ao prever o valor esperado de cada NPL é possível dividi-lo em segmentos com base no valor de recuperação futuro.
  • Atribua as práticas mais complexas aos operadores mais experientes.

Tudo isso pode ser resumido em uma simples palavra: proatividade. As empresas modernas, e em particular os bancos, devem ser capazes de dar um passo em frente em direcção aos consumidores, conseguindo prever os problemas antes que surjam para os poder enfrentar e resolver. Só assim lhes será possível evitar uma gestão de crédito mal sucedida e evitar dificuldades tanto para a sua empresa como para o particular ou empresa a quem emprestou dinheiro.

Como pode a Inteligência Artificial ser implementada na gestão da recuperação de NPL?

Com BigProfiles, que oferece aos seus clientes uma plataforma de inteligência artificial fácil e intuitiva, capaz de analisar grandes quantidades de dados em muito pouco tempo, adequada tanto para especialistas do setor como para quem não tem conhecimentos de codificação.

Graças a ele, a equipa de cientistas de dados, em conjunto com o departamento de operações e cobrança de dívidas, terá a possibilidade de prever o comportamento dos clientes e negócios dentro do seu CRM e consequentemente montar modelos capazes de acompanhar, mesmo em tempo real, o melhores estratégias para realizar a recuperação, possibilitando aumentar as dívidas recuperadas em até 53%.

Quer saber mais sobre como implementar BigProfiles na sua empresa e começar a aproveitar o poder da Inteligência Artificial?

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração gratuita com um de nossos consultores!

Condividi