O telefone é o centro de muitas de nossas atividades diárias. Ao longo dos anos, sua aparência, tecnologia e uso mudaram, mas as atividades de marketing que o envolvem são mais ou menos as mesmas. Telemarketing e Televenda ainda estão entre os melhores canais de vendas e conseguem transformar um simples contato em um cliente.
Telemarketing e Televenda são atividades muitas vezes consideradas intercambiáveis, mas têm valores únicos que, uma vez compreendidos, podem fazer a diferença no sucesso de uma campanha.
Se Televenda visa vender o produto ou serviço de acordo com os objetivos de vendas pré-definidos, o Telemarketing é útil para gerar interesse, criar oportunidades, dar informações, otimizar o feedback do cliente, gerar atividades internamente e obter Leads quentes. Ambos são importantes para o sucesso das estratégias de vendas e possuem características distintas.
Televenda para B2B: alcançando a meta
Televenda é aquele conjunto de atividades que permitem converter um contato em uma venda por meio de uma conversa telefônica. A partir de um banco de dados pessoais, os operadores trabalham para transformar cada contato em um cliente. A atividade de televenda realizada por um operador profissional, que trabalha com software eficiente e listas devidamente perfiladas, pode ser um investimento assertivo para a empresa que aborda esse tipo de estratégia de vendas.
Em comparação com o Telemarketing, as táticas implementadas pela Televenda são muito mais focadas em vendas diretas, sem uma segunda abordagem ou contato da empresa.
Telemarketing para B2B: alcançando o consumidor
Telemarketing é o conjunto de atividades que geram Prospects conscientes do produto ou serviço que vendemos, ou seja, contatos de qualidade. As atividades de telemarketing permitem que os usuários conheçam nossas ofertas, criando um vínculo entre a pessoa que precisa do produto e as empresas que o vendem.
Uma boa campanha de telemarketing pode garantir excelentes vendas via Televendas, independente do departamento de vendas: isso é, explicado em poucas palavras, por que eles não são a mesma coisa. Dar ao Telemarketing o momento certo para encontrar consumidores e gerar interesse na nossa Marca, produto ou serviço, é como começar um bom plantio para ter uma colheita mais exuberante.
O telemarketing oferece muitas oportunidades:
- Identificar e cultivar potenciais clientes;
- Transformar um contato frio em um lead quente em chamadas ou atividades para a equipe de vendas;
- Desfrutar das chamadas recebidas para criar um perfil e oferecer um serviço de apoio que pode, no futuro, ser o ponto de partida para novas campanhas de vendas;
- investir tempo para procurar os consumidores que já estão prontos para comprar e estão apenas à espera de serem “contatados” pela equipe de televenda;
- gerar atividades de qualidade para o time de vendas.
Os 4 passos para o sucesso de vendas
O sucesso das campanhas de Televenda e Telemarketing passa por 4 etapas que são semelhantes para ambas as estratégias e nos permitem concretizar nossas ações.
1- Escolher o momento certo
Como quase todas as atividades de marketing é crucial estar no momento justo. A Televenda trabalha com o Prospect que deve estar pronto quando receber a chamada e se encontrar em uma situação em que possa prestar atenção ao que está sendo proposto. Para o Telemarketing este momento é ainda mais importante, especialmente se for uma chamada fria num contato ao qual ainda tem de ser apresentado o produto ou serviço a oferecer. Para entender qual é o momento certo em cada caso específico, ter dados de qualidade são verdadeiros aliados. Com BigProfiles, você pode prever a propensão de compra de todos os contatos da lista, de modo a otimizar os esforços de suas equipes de telemarketing e televenda.
2- Investir na base de dados
São os dados que possuem a tarefa mais importante neste contexto. Muitas vezes aqueles que estão disponíveis para as empresas não são explorados da melhor maneira. O risco? Perda de tempo (e dinheiro) para investir em uma conexão de pouco valor para a empresa, seja Televenda ou Telemarketing.
Deveríamos começar a trabalhar a lista partir da qualidade dos contatos para evitar “atirar no escuro”. Não ter uma boa seleção inicial significa investir muitos recursos e tempo em uma aposta incerta. Contato de qualidade, por outro lado, aumenta as chances de fazer chamadas bem-sucedidas, justamente porque são pessoas que tiveram uma necessidade, expressa ou não, que o produto possa satisfazer.
3- Siga o roteiro sim, mas…
É sem dúvidas importante dispor de um texto do qual se possa assegurar a conclusão da venda no caso da televenda, ou de uma estratégia orientada no caso do telemarketing. Mas o texto deve ser apenas uma guia para não perder sua eficácia. Especialmente porque, como em qualquer atividade de marketing, a regra de adaptação também se aplica aqui. Mesmo a melhor pista não será capaz de lidar com a empatia em que este trabalho se baseia, o único recurso que pode efetivamente replicar quaisquer objeções e dar respostas às necessidades únicas de cada pessoa.
4- Uma comunicação de duas vozes
Este tipo de vendas baseia-se principalmente no diálogo, em particular, na capacidade de ouvir mais do que falar. Uma boa maneira de fazer isso é focar em um conceito simples: chamadas telefônicas não são feitas apenas para vender, mas são feitas para trazer um benefício para a pessoa que está sendo contatada. Dar importância a esse pensamento, garante uma conversa baseada na troca e não apenas no preço.
Então: o que escolher?
Ambas as abordagens são válidas, especialmente quando combinadas numa estratégia ampla. Quando os dois recursos trabalham juntos, planejando e coordenando suas ações, os resultados são certos. A grande vantagem é que a equipe de Telemarketing traz para a equipe de Televendas um fluxo de contatos válidos, permitindo que esta converta-os em vendas e, assim, garanta um excelente ROI. A melhor maneira de fornecer suporte eficaz a todas as estratégias de Televenda e Telemarketing é trabalhar antecipadamente nos dados de contato que estão disponíveis, explorando ao fundo os resultados e análises das campanhas antecedentes, e para te ajudar efetivamente nisto conte com BigProfiles, a primeira plataforma preditiva para Telemarketing e Televenda.