As campanhas outbound de listas frias, embora muitas vezes seja a única maneira de muitas empresas serem apresentadas aos seus clientes em potencial, possuem características que podem revelar-se prejudiciais. Na verdade, se é verdade que o seu volume massivo torna possível alcançar um número muito alto de contatos, o investimento em termos de custos é, todavia, alto e as respostas em termos de ROI e taxas de conversão muito baixas.
Outro problema relacionado a este tipo de campanhas é a deterioração da imagem da marca percebida por aqueles que estão sendo contatados que, muitas vezes, não desejam essa abordagem.
Aqui estão 5 pontos-chave para melhorar as suas operações ativas em listas frias:
- Dar importância ao fator humano
O mundo está em constante e rápida mudança e é visível como as novas tecnologias estão ganhando cada vez mais terreno em nossas vidas. Por isso, é muito importante aproveitar ao máximo as oportunidades disponíveis, para melhorar não só os resultados das campanhas, mas também a qualidade do trabalho desenvolvido pelos operados, porque estes são essenciais para estabelecer uma melhor harmonia que atenda às necessidades de consumidores cada vez mais exigentes.
- Dar prioridade aos contatos de acordo com a propensão à compra
Cada contato dentro de uma lista é diferente do outro: encontraremos pessoas muito suscetíveis à aquisição do nosso produto, assim como outras pessoas que prefeririam não ser contatadas, gerando, assim, uma perda de recursos. Priorizar os contatos com maior propensão à compra não só terá um impacto direto no aumento das vendas e do faturamento, mas também permitirá que você atinja as metas em menos tempo.
- Reduzir o impacto no mercado
Entrar em contato apenas com aqueles que estão realmente interessados é um ponto-chave se quisermos proteger a imagem da marca percebida pelo nosso prospect. Isso ocorre porque o contato contínuo com prospects desinteressados pode deteriorar seriamente a imagem da marca. Além disso, ao entrar em contato apenas com os segmentos interessados, não só não danificaremos a imagem da marca, mas também veremos o ROI e as taxas de conversão da campanha melhoradas.
- Segmentar listas e oferecer o produto certo à pessoa certa
Parece óbvio, mas hoje existem muitos Call Centers que não levam em conta esse ponto e entram em contato massivamente com toda a lista da mesma forma sem considerar as preferências de cada cliente.
- Investir em tecnologia ao invés de automação
A tecnologia pode facilitar nossas vidas e as ferramentas de automação são um exemplo, mas quando se trata de oferecer uma melhor experiência ao cliente ou melhorar os resultados de nossas campanhas, a Inteligência Artificial pode ser nossa melhor aliada, graças a ela é possível conhecer nossos prospects, fornecer o melhor serviço e melhorar o desempenho das nossas operações.
Sabemos que ser capaz de seguir esses 5 pontos pode ser uma tarefa difícil, ainda mais quando se trata de trabalhar em listas frias, onde quase não temos dados de nossos contatos, mas é aqui que o enriquecimento de dados desempenha um papel fundamental ao lado de algoritmos de machine learning.
Com BigProfiles, a primeira Plataforma de Inteligência Artificial para Televendas, podemos enriquecer as listas graças aos seus mais de xxx indicadores estatísticos externos que fornecerão informações para cada um dos prospects na lista. Desta forma, é possível implementar a estratégia mais adequada a depender das metas da empresa.